Buscar

Atendimentos online: primeiras impressões

Pensar em atendimento psicológico online pode ser um pouco estranho. Não há duvidas que o contato pessoal das sessões presenciais é muito importante para o processo terapêutico, ainda mais nos dias de hoje. Porém, vivemos em um momento em que existe um consenso de profissionais da saúde na indicação de isolamento social para conter parte das contaminações do Covid-19. Logo, o atendimento psicológico presencial também passou a ser entendido por alguns como um risco. Por isso, é indicado que os psicólogos continuem os seus atendimentos por meio de plataformas online, onde as sessões podem acontecer sem o cliente sair de casa.

Diante disso, alguns problemas aparecem. Os clientes que estavam acostumados com o atendimento presencial, certamente e com razão, podem ficar um pouco desconfortáveis e inseguros com a ideia. Alguns decidem esperar até as coisas se normalizarem um pouco para retomar a terapia. Não há como contestar essa escolha, ainda mais considerando que muitos estão sofrendo grandes reduções de renda.

Porém, após a realização de algumas sessões online venho recebendo feedback positivo de muitos clientes. A grande maioria não esperava que fosse tão proveitoso.

Como terapeuta acostumado com o consultório, também tinha algumas preocupações, mas estou satisfeito e esperançoso. Quem sabe se diante da crise que vivemos está surgindo a possibilidade de todos aprenderem a utilizar a tecnologia de forma mais humana e proveitosa? Gosto de acreditar que podemos aprender a usar a tecnologia também como um meio de aproximação mais verdadeira das pessoas.

Eduardo Andrade Arruda


© 2020 todos direitos reservados ao Eduardo Arruda

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Abaeté, MG